Conhece sobre pinturas?

pintura é uma manifestação artística muito antiga que utiliza técnicas de coloração em uma superfície bidimensional. Esse tipo de manifestação acompanhou o desenvolvimento das sociedades, no entanto, a partir do século XIX, com a criação da fotografia, ela sofreu um declínio. Atualmente, com a evolução da tecnologia a pintura adquire diversas técnicas, modelos e tendências.

As pinturas podem ser Figurativas (com representações da realidade) ou Abstratas (não representacional). Os gêneros mais difundidos de pinturas são: natureza-morta, retratos, paisagem, dentre outros.

O que difere principalmente os desenhos da pintura são os materiais utilizados. Assim, enquanto no desenho os pigmentos são geralmente secos (lápis, giz, caneta), na pintura as tintas são líquidas.
Entretanto, vale observar que com o desenvolvimento da sociedade e consequentemente do conceito de arte, essas diferenças foram atenuadas, posto que atualmente existem amplas técnicas de pintura sobretudo, expressas pela arte digital.

Na pintura abstrata, a arte pictórica é determinada pela ausência de formas da natureza. Ao contrário da pintura figurativa, em que encontramos as formas conhecidas, no a pintura é não-representacional, sendo formada basicamente por linhas e cores.
Ainda que esse estilo tenha sido encontrado nas pinturas da pré-história, foi no século XX com movimentos de vanguarda que o abstracionismo adquire seu apogeu.

Deixe um comentário

error: Content is protected !!